Contacto
 
Buscar: Artículos
@habitat_intl
@hicpresident
 

Brasil. Vitória das famílias! Reintegração suspensa,
mobilização segue

Brasil, Enero 2016


As famílias da Ocupação Soma comemoram o resultado de sua mobilização e luta, exposto através da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, que na noite do dia 13 decidiu pela suspensão da ordem de reintegração de posse que estava marcada para se iniciar no domingo, 17.

No texto, o presidente da Suprema Corte entende que o cumprimento da operação sem a definição de realocação das famílias “poderá catalisar conflitos latentes, ensejando violações aos direitos fundamentais daqueles atingidos por ela”. O ministro entende que uma reintegração desse porte, propalada como uma das maiores operações da história do Estado de São Paulo, possui alta probabilidade de causar “lesão a diversos direitos humanos das cerca de dez mil pessoas que vivem no local, como o direito à vida, à integridade física, à propriedade e outros direitos sociais, dentre eles o direito à moradia, pois não houve até o momento efetiva comprovação dos meios para o cumprimento da reintegração nem indicação de como será realizado o reassentamento das famílias”.

O juiz prossegue ainda dizendo que as ordens de desocupação no Brasil seguem a lógica do desrespeito aos direitos humanos das pessoas removidas, e lembra o caso do Pinheirinho, em São José dos Campos, como exemplo emblemático desse truculento modus operandi no histórico das reintegrações. A decisão do STF vai ao encontro de toda argumentação exaustivamente utilizada pela Ocupação Soma, de que o uso da força policial para resolver o conflito fundiário era a mais equivocada das alternativas, sobretudo em um cenário onde as tratativas estão avançadas para se chegar a uma definição negociada, pacífica e consensual entre os atores institucionais envolvidos.

Apesar da histórica decisão, que traz alívio e conforto para as famílias, e da nota divulgada pela Policia Militar confirmando o recebimento da suspensão, a Ocupação permanece mobilizada e em estado de alerta até domingo, cuja data está no imaginário dos moradores. O temor pelo dia 17 deu lugar a confiança e a certeza de que a luta pela moradia definitiva – e digna – continua em curso, para que a vitória final possa coroar o esforço, a coragem e a obstinação de cada pai e mãe que compõem a unidade da família Soma.

Vencida essa importante etapa, entre tantas outras superadas e as muitas que se somarão a esse processo, a Ocupação Soma torna público seu agradecimento a todos os apoiadores dessa luta, à solidariedade prestada por múltiplas entidades, a mobilização que se espalhou por todo o Estado de São Paulo e a presença da imprensa durante esses últimos dias de tensão, dando visibilidade à angustia das famílias que tem na Vila Soma a única opção de moradia.

A Ocupação aproveita o momento do fortalecimento da luta por direitos para convidar esses apoiadores, além dos demais que queiram se somar às nossas fileiras, para o ato de solidariedade a ser realizado na quadra da Ocupação, sábado (16), as 10h. Para o domingo, a Ocupação fará uma atividade simbólica de retomada do terreno, concentrando os moradores na portaria e entrando todos juntos, de mãos dadas, para reaver suas casas. Será a oportunidade de conhecer nossas famílias, de olhar nos olhos das donas Carminhas e Fátimas, expressões de nossa gente, para que um universo cada vez maior de pessoas sintam o significado de ser “Soma”.

A chama continua acesa e os corações acalentados. A conquista de ontem é comemorada e acompanhada da certeza de que amanhã será maior. Se a briga tem hora para acabar, como diz o poeta Sergio Vaz, a luta é para a vida inteira, porque enquanto morar for um privilégio, ocupar – e resistir! – é direito. A Ocupação Soma fica.

Sumaré, 14 de janeiro de 2016











Loading the player...
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.








<< < Octubre/2017 > >>
Dom Lun Mar Mie Jue Vie Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 


Brasil . Livro Produção Social da Moradia
Nos últimos dez anos, o Brasil experimentou uma significativa expansão de formas assoc...
Brasil. Lutas pela Reforma Urbana são tema de oficina autogestionada no FST
Fórum de Reforma Urbana realiza oficina no Fórum Social Temático...
Brasil. Fórum Nacional de Reforma Urbana se posiciona contra a reintegração de posse da Vila Soma
NOTA PÚBLICA...
Brasil. Vitória das famílias! Reintegração suspensa, mobilização segue
As famílias da Ocupação Soma comemoram o resultado de sua mobilizaç&atil...
DECLARAÇÃO SOBRE AS MENSAGENS FUNDAMENTAIS PARA A HABITAT III NO DIA MUNDIAL HABITAT 2015
From the Global Platform for the Right to the City...
Brasil. Os Macacos (ou Lêmures) estão por toda a cidade
Artista questionador e provocador. Subtu é um dos grafiteiros mais ativos de São Paulo...
DECLARAÇÃO FINAL – XVIII CÚPULA SOCIAL DO MERCOSUL BRASÍLIA 14, 15 e 16 DE JULHO DE 2015
Expressamos neste documento os consensos alcançados pelas várias organizaç&otil...
Brasil. Cooperativa habitacional do Uruguai é tema de mostra em SP
A PARTIR DE 3 DE JUNHO, O PÚBLICO PODERÁ CONFERIR NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA UMA EXPO...
Brasil. JORNADA NACIONAL DE LUTA PELO DIREITO Á MORADIA, POR REFORMA URBANA, PELA FUNCAO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE.
...
Brasil. BOLETIM DO FÓRUM NACIONAL DE REFORMA URBANA
BOLETIM DO FÓRUM NACIONAL DE REFORMA URBANA...
Brasil. Famílias que serão removidas por causa de Belo Monte recorrem à defensoria
Mais de 500 famílias de Altamira (PA) que terão de ser deslocadas por causa da constru...
Brasil. Benedito Barbosa recebe Medalha Nacional de Acesso à Justiça, nesta quinta-feira
A cerimônia acontece no dia 18 de dezembro, às 10h, em Brasília, no Salão...
3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável
Car@a, Nosso país, assim como as demais nações que fazem parte da ONU tem a tar...
“A Política de Moradia é Basicamente de Favorecer o Mercado Privado”: Entrevista com Lorena Zárate, da HIC
Habitat International Coalition (HIC, ou Coalizão Internacional Habitat), é uma a...
Brasil. Juizas/es que recebem auxílio moradia, vão condenar multidões pobres a ficarem sem-teto e sem-terra?
No dia 15 de setembro passado, o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, concedeu “tut...

HIC-AL
Desde 2001, seguindo a proposta dos membros regionais e por decisão do conselho da Coalizão Internacional do Habitat (HIC), trabalha na Cidade do México o Escritório  de Coordenação Regional para América Latina da HIC (HIC-AL).
Ler mais




 
 



El contenido de esta página puede ser reproducido, siempre y cuando se cite la fuente y se envíe copia a HIC-AL (info@hic-al.org - Huatusco No. 39 - Col. Roma Sur - 06760 México D.F.), detallando brevemente la utilización que se le ha dado. Del mismo modo, nosotros citamos las fuentes que proporcionan gran parte de los materiales aquí incluidos. La información es de todos/as y para todos/as. Nos hacemos más fuertes si sabemos de dónde viene y adónde va."

Aviso legal / Legal disclaimer