Brasil: UNMP – 1 ANO DE CAMPANHA DESPEJO ZERO, 1 ANO DE DEFESA DA VIDA NO CAMPO E NA CIDADE!

Brasil: UNMP – 1 ANO DE CAMPANHA DESPEJO ZERO,  1 ANO DE DEFESA DA VIDA NO CAMPO E NA CIDADE!

23/07/2020 – 23/07/2021

No início da pandemia da COVID-19, a Campanha Despejo Zero foi criada por dezenas de entidades para reivindicar os direitos básicos para milhares de famílias que não têm o seu direito à moradia digna garantido, são os Sem Teto, Sem Terra e Inquilinos, que têm sido removidos ou ameaçados de perderem suas moradias, muitas vezes, com o uso força policial e da violência.

O isolamento social e a higienização constante são as medidas comprovadamente mais eficazes contra o avanço da pandemia, mas estas medidas têm sido negadas à boa parte da população. Como lavar as mãos e ficar em casa se não há água ou um teto para se abrigar?

A Campanha Despejo Zero, lançada no dia 23/07/2020, rapidamente se espalhou por todo o Brasil, tamanha a situação de vulnerabilidade das famílias brasileiras, frente ao descaso do governo Bolsonaro.

Hoje conta com mais de 200 organizações, reunidas para lutar pelos direitos básicos dessas famílias. A Campanha Despejo Zero tem articulado assessoria política, técnica e jurídica, organizado o levantamento de importantes dados sobre despejos e remoções, no campo e na cidade, e mobilizado nacionalmente os movimentos sociais e entidades para dar visibilidade à situação de calamidade e perigo em que milhares de famílias, ameaçadas de remoção, estão diariamente submetidas.

‼️A Campanha Despejo Zero cresceu e avançou, atuando de forma determinante na conquista da Recomendação do CNJ 90/2021, da ADPF 828/2021 e na aprovação do Projeto de Lei 827/2020, entre outras legislações estaduais e locais para a suspensão de despejos na pandemia.

Toda esta luta, é fruto do trabalho de milhares de militantes que clamam por justiça social e garantia de direitos, num país ameaçado, em todos aspectos, por um governo genocida.

Em memória das mais de 546 mil vítimas da pandemia e em defesa dos milhares de ameaçados de despejos, seguimos na luta, porque juntxs, podemos muito mais!

#DespejoZero1ANO